Sumário
O que é SEO?
SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas usadas para melhorar o posicionamento de suas páginas no mecanismo de busca. Em outras palavras, quando um internauta digita no mecanismo de busca (Google, Yahoo!, Bing etc) uma palavra-chave, o objetivo do SEO é fazer com que uma (ou várias) das páginas do seu website, apareça entre os primeiros resultados da busca orgânica, ou seja, resultados naturais, “não pagos”. Do outro lado estão os links patrocinados, anúncios pagos e que aparecem na maioria das páginas de resultados.
Existem profissionais especializados que fazem esse trabalho, mas você pode seguir umas dicas simples que fazem parte da técnica de SEO para ajudar a melhorar a visibilidade do seu site na web.
O que fazer?
- Trabalhe o conteúdo disponível – Não só os textos, mas também: imagens, vídeos, avaliações de usuários etc;
- Ofereça serviços adicionais – Por exemplo: se você tem um site sobre receitas de culinária, ofereça uma tabela de conversão de pesos , disponibilize informações sobre propriedades e utlização dos temperos, e orientações sobre como arrumar diferentes tipos de mesas para eventos. Crie diferenciais! Se o usuário encontrar no seu site e conseguir tudo o que ele precisa e mais alguma coisa inédita ou extremamente útil, é bem possível que continue navegando ou que pelo menos ele não volte para a página de resultados do buscador. Considere o tipo de pesquisa e direcione seus esforços na landing page para esta finalidade;
- Melhore o tempo de carregamento do seu site – Rapidez para carregar é um critério que conta muito para posicionar bem o seu site. Meça o tempo de resposta do seu servidor e compare com o tempo do seu concorrente, verifique o tempo de carregamento total da página. Se o seu for mais lento, opte por um servidor veloz. Existem outras ações para melhorar o carregamento, Comprimir as imagens, buscar a melhor qualidade de imagem compatível com a maior leveza do arquivo, é uma boa tática;
- Diminua o peso do arquivo HTML – Compactar seu código é um bom começo. Dê uma olhada no próprio código fonte, deve ser o mais enxuto possível, sem espaços em branco;
- Use arquivos externos – São uma boa opção tanto para CSS quanto para JavaScript. Dessa forma, faz-se o cache desses arquivos e eles não precisam ser carregados a todo momento;
- Use o PageSpeed Insights – Insira uma URL e a ferramenta listará uma série de itens que podem ser otimizados; melhorando o tempo de carregamento da página;
- Otimize o Snippet (descrição do site na SERP) – Altere qualquer meta description que esteja duplicada entre as páginas do seu site. O Google, atualmente, trabalha com limite da largura do título em pixels. Mesmo assim, procure adotar títulos que tenham entre 60 e 80 caracteres. Seja descritivo e estimule o usuário a clicar no seu resultado;
- Utilize também rich snippets (microdados, microformatos, RDFa e Marcador de dados) – Isso dará mais destaque, aumentando o seu CTR, melhora a sua posição e gera mais tráfego para o seu site;
Siga essas dicas e acompanhe a evolução do seu tráfego orgânico. Com certeza terá melhores resultados!
SEO Técnico Avançado para WordPress: A Base para Resultados Sustentáveis
Um bom SEO começa na estrutura. Como especialista em SEO técnico para WordPress, eu garanto que seu site esteja construído com as melhores práticas desde o código. Isso significa corrigir erros de rastreamento, melhorar a arquitetura da informação, implementar marcação de dados estruturados (Schema.org), configurar corretamente o robots.txt e o sitemap, além de realizar ajustes finos no Core Web Vitals — tudo para garantir que o Google entenda, indexe e posicione melhor o seu site. SEO técnico não aparece, mas faz toda a diferença nos bastidores.
Saiba mais sobre como funciona o meu trabalho de especialista em SEO lendo o meu artigo: Especialista em SEO para WordPress e Muito Mais: Resultados Reais para Seu Site.
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