Naming

10 passos de como criar um nome para sua marca

Nesse artigo vou abordar 10 passos de como criar um nome para sua marca! Lembrando que é muito importante você contar com a ajuda de um profissional para te auxiliar ou mesmo tratar todos os passos relacionados a criação de sua marca seguindo processos de mercado.

1. Quantidade e diversidade acima de qualidade

O processo do Naming envolve satisfazer muitos critérios fundamentais. Idealmente, um nome é relevante, positivo, memorável, razoavelmente curto, não muito genérico, não muito semelhante aos nomes da concorrência, apelativo, associado a um domínio virtual disponível, registrável no INPI e distinto o suficiente para trazer sua página de web para o topo dos resultados de busca.

As probabilidades são contra um nome simplesmente aparecer na sua mente satisfazendo a todos esses critérios. Isso significa que a maneira mais eficaz de chegar a um nome é pensar em muitas ideias diferentes. Uma boa metáfora para o processo do Naming é a evolução através da variação e seleção natural.

2. Seleção é tão importante quanto criação

Em todos processos evolucionários, a seleção é mais importante que as causas iniciais da variação. Isso vale para o Naming. É vital perceber que avaliar as ideias de nomes e escolher o que realmente funciona é tão importante para o processo de Naming – além de exigir o mesmo esforço – quanto ter as ideias em primeiro lugar.

3. Tente diferentes tipos de nome

Uma ótima forma de aumentar as chances de ter ótimas ideias de nomes é tentar criar diferentes tipos de nomes. Metáforas, junção de palavras e palavras inventadas são algumas das formas de começar a pensar. Isso fará com que você considere possibilidades que talvez não tenha dado importância, além de ajudá-lo a descobrir qual é o tipo certo de nome para sua empresa, produto ou serviço.

4. Use inteligência coletiva

Outra boa maneira de diversificar suas ideias de nome é ter muitas pessoas contribuindo. Eles podem ajudar tanto sugerindo nomes, quanto avaliando criticamente as ideias dos outros. Outras pessoas vão notar preciosidades que você ignorou e insucessos que você está apegado por razões tolas.

5. Pense em palavras

O que serve para nomes, também serve para a matéria-prima que será usada na criação dos nomes. É improvável que a palavra certa apareça repentinamente na sua cabeça, servindo como base para um nome composto, um nome com palavras misturadas, ou outros tipos de nome que envolvem juntar palavras.

Ajuda muito ter em mãos um grande número de palavras relevantes, as quais você pode selecionar as que você vai utilizar. Um dicionário de sinônimos quebra um galho.

6. Faça exercícios para explorar conexões à conceitos relevantes

Profissionais de criação, especialmente especialistas em Naming, adoram criar mind maps (quadro com conexões entre ideias, palavras e conceitos), e outros exercícios para quebrar seus hábitos mentais e explorar conexões que ninguém nunca pensou. Você também deveria fazer isso. Comece com um entendimento claro sobre o que a sua empresa/produto/serviço faz e como ela beneficia as pessoas. Então pense em coisas que são indiretamente associadas a essas ideias. Inclua algumas coisas que são visualmente distintas, como imagens.

Pense em coisas que possam representar uma função ou benefício, metaforicamente. Boas metáforas fazem com que ideias abstratas fiquem tangíveis e ideias obscuras fiquem claras. Finalmente, algumas associações livres não fazem mal a ninguém.

7. Imagens são importantes, mesmo quando você está trabalhando com palavras

Muitas vezes o que faz um nome ser bom é o fato de que ele fornece uma imagem mental para as pessoas, ajudando-as a compreender como algo funciona ou que benefícios ela proporciona. Ideias são mais interessantes e fáceis de lembrar quando são associadas a alguma experiência sensorial, especialmente visual. Isso significa que quando você estiver tendo ideias de nomes, às vezes é melhor começar com uma imagem visual e então pensar em uma linguagem que funciona com ela.

8. Para evitar momentos constrangedores envolvendo outras línguas, converse com um especialista

Se você está lançando algo em uma escala global e está preocupado com o que o seu nome pode significar em outras línguas, pergunte a um nativo. Nada mais funcionará. A opinião de um nativo de determinado local vale mais do que qualquer pesquisa em recursos virtuais ou dicionários. Se isso é um problema, e você não possui verba para contratar uma empresa especializada em Naming, tente identificar as principais línguas que você está preocupado (comece com mais consumidores do seu mercado, obviamente) e procure por nativos. Tente amigos de amigos. Tente redes sociais. Tente uma universidade com estudantes internacionais.

9. Esqueça a etimologia

Ao contrário do que você possa pensar, a etimologia das palavras que você usa no nome empresarial não importa. O que importa são as associações que as pessoas criam com ela. Entretanto, algumas vezes acontece uma confusão entre ambas.

Por exemplo, muitas pessoas reconhecem que –lumin- é relacionada à luz, e realmente, sua origem provém da palavra “luz” em Latim. Entretanto, a maioria das pessoas não faz a associação com luz graças ao seu conhecimento em Latim ou etimologia. Elas o fazem porque conhecem palavras como “iluminação” ou “iluminado” e reconhecem parte da palavra. Em geral, as conexões de significado etimológico só acontecem quando elas também são partes da linguagem utilizada no dia-a-dia.

10. Saiba quando esquecer

Como o Naming envolve satisfazer muitos critérios, é importante saber reconhecer quando a sua ideia favorita não funciona. Imagine que você quer usar a palavra “tecnologia” no seu nome, mas você quer um nome distinto e três dos seus concorrentes já construíram nomes ao redor dessa palavra. Esqueça a “tecnologia” e siga em frente.

Esperamos que tenhamos lhe ajudado. Qualquer dúvida, estamos à disposição. 

Pense…

O que é mais importante: ter o domínio .com.br? Ser um nome facilmente localizado em uma busca do Google? Ser fácil de rastrear no monitoramento de redes sociais? Como nem sempre é possível ter tudo, entender quais são as prioridades pode ajudar a criar um nome mais assertivo.

Técnicas

Busca, hibridação de palavras, estrangeirismo, derivação prefixal ou sufixal, aliteração, consonância, usar um dicionário de sinônimos.

Muitas vezes se torna mais fácil encontrar um nome depois de entender bem o seu novo produto. Definir o plano de negócios pode ajudar muito.

Lembre-se, de nada serve um ótimo nome sem um projeto sendo executado. Não deixe que isso trave a sua linha de produção.

É melhor o aproximadamente agora do que o perfeitamente nunca.

Branding - 10 passos de como criar um nome para sua marca

Tem o caminho das pedras para criar um nome para minha marca?

Muitas vezes precisamos de mais agilidade ou não temos recursos para tratar o processo ideal de escolha de um nome, seja por conta de tempo, indisposição, falta de grana ou bloqueios diversos. Nesses casos, minha experiência diz que o caminho mais rápido é seguindo as dicas relacionadas ao mundo digital.

Então trate de identificar se o registro de domínio está livre com os primeiros nomes que vier a sua mente, caso esteja, parta imediatamente na busca de perfis em redes sociais. Se em ambos os casos você estiver tratando com um nome livre, siga para a etapa de fazer buscas no Google com o nome em questão, e se não houver nenhuma informação indexada que possa comprometer o seu futuro negócio, você tem em mãos um nome candidato em potencial.

Para fazer buscas e verificar se o seu domínio .com ou .com.br está livre para registro, acesse o website da Hostnet e faça uma busca com o nome desejado. Acesse: https://www.hostnet.com.br/registro-de-dominio/

Abaixo deixo um checklist relacionado a busca e registro de seu domínio na internet:

  1. Antes de tudo, pense primeiro: Qual é o seu produto ou serviço a ser oferecido? Quais são os termos que os usuários mais buscam em relação à sua marca?
  2. Use nomes que sejam facilmente grafados em português do Brasil.
  3. Evite usar nomes muito curtos, ou siglas. Há uma grande chance dessa sigla já estar registrada.
  4. Evite os nomes muito longos. Elas exigem que o usuário decore tudo e facilmente se esqueça. Use nomes com no máximo 12 caracteres.
  5. Evite letras repetidas. Dificulta a grafia do nome.
  6. Evite cacofonias, que são palavras que “soam mal” aos nossos ouvidos. A sonoridade do nome tem que ser boa. Escreva o nome pensado num papel e leia-o em voz alta, para verificar se a sonoridade do nome proposto é boa.
  7. Use palavras-chave que tem relação com o seu negócio. Acesse o site Google Trends (http://trends.google.com) e veja se as palavras relacionadas com o seu negócio estão “em alta”, e monte um domínio que faça uso dessas palavras.
  8. Veja se esse nome está disponível nas redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e outros. Assim, você terá um nome único para tudo, tanto para o domínio do seu site quanto para os seus usuários nas redes sociais, o que facilita muito para todo mundo.
  9. Registre o domínio criado com vários sufixos. Por exemplo, se você registrar comocriarmeusite.com.br, cogite registrar também comocriarmeusite.com e comocriarmeusite.net.
  10. Construa um site relacionado a esse domínio que você criou.

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